domingo, 16 de maio de 2010

Razão x Amor (por Shari Couto)

Resolvi fazer algo diferente aqui no blog e abri espaço para convidados escreverem. Neste caso, a Shari escreveu sobre o mesmo tema da última postagem com uma nova visão, a dela. Agora é com ela:

o_amor "Se perguntar o que é o amor pra mim 
Não sei responder
Não sei explicar"

Arlindo Cruz

Essa sempre foi uma questão para mim, e foi devido aos muitos fracassos amorosos, que resolvi pensar de que forma as pessoas lidam com isso que é um sentimento, e que por mais que se pense a respeito você só pode, perdoe-me a redundância, sentir.

Não sei exatamente em que momento da história perdemos essa confiança no sentir. Um grande passo foi o "Penso, logo existo", que acabou por excluir todas as outras possibilidades de se reconhecer como ser humano diferentes da razão. Não nego que a razão seja importante, o que me incomoda é o fato de fazermos dela o único modo certo de analisar as coisas. É como se a razão fosse "DEUS" e todas as outras formas de contato com o mundo (sentimentos, percepções, sensações...) devessem seguir à sua imagem e semelhança.

razao razao-feliz

Mas o amor não segue, e por mais que existam fórmulas de conquistas, manuais de relacionamentos e gente explicando o que fazer para o amor dar certo, não tem uma regra. Pelo menos comigo, o amor quando chega acaba com todos os conceitos pré-formulados, com todas as dicas das amigas sobre o que pode e o que não pode fazer. É claro que não esqueço o que aprendi com os relacionamentos anteriores, só que me permito viver novamente como se fosse a primeira vez. Sábio Paulinho Moska quando diz: "Tudo novo de novo, vamos nos jogar de onde já caímos". Pois é exatamente o que eu faço. Deixo de lado a razão? Não, mas dou menos importância. Deixo pra racionalizar no momento de dor, que aí sim dá pra fazer uma análise de erros e acertos, pois com certeza algo está errado. Ninguém quer sofrer! Mas partir do início, aquele momento maravilhoso em que o outro é uma multiplicidade de sensações, de encantamentos, de descobertas, já pensando, analisando e visualizando o que pode vir a dar errado. Não isso eu não quero!

Sei que vivemos em uma sociedade sob a égide da razão e nem tenho a pretensão de nadar contra a corrente. Mas existe uma impossibilidade de amar racionalmente, o amor é um sentimento, é algo mais primitivo, mais instintivo, e é também uma ótima oportunidade de apreender e mostrar (se mostrar) além das aparências.

Que-sentimento-e-esse

Então está lançado o desafio, vamos amar! Sem pudores, sem mas, sem achar que estamos perdendo tempo, sem pensar demais. Quando seu coração bater um pouquinho mais forte pelo outro, deixa a razão um pouco de lado e se entrega, pelo menos uma vez pra tentar, pra ver no que vai dar... e se não der certo, voltamos à razão, às vezes ela ajuda a diminuir o sofrimento, senão procura outro amor que cura!

 

Façamos - Elza Soares e Chico Buarque (Composição: Cole Porter, versão de Carlos Rennó)

5 comentários:

Gustavo Arentz disse...

Parabéns Shari, muito bem escrito!

Eu já disse o que acho do assunto, tá na postagem de baixo... rs

Mesmo eu pensando de forma muito racional,muitas vezes o coração me dá umas voltas!

Vamos amar!

Valeu a participação! Beijão!!!

Gustavo Arentz disse...

As figuras fui eu que coloquei, espero que goste...

Shari Couto disse...

ADOREI as figuras... Eu tinha escolhido outras, mas com certeza, essas dão mais ênfase ao texto!
Se vc tivesse esperado, eu tinha acertado mais algumas coisas, ou mudado o texto inteiro, deixa pra lá...rs
Ahhh o nome do meu texto é Amor x Razão, só pra avisar que é um pouco diferente do seu...rs
Obrigada pelo elogio e pelo espaço.
bjsssss

Unknown disse...

Adorei o tema!
Totalmente contemporâneo e atuante na vida de todos nós, sem exceção.
O importante é ponderar a o amor e a razão...o difícil é colocar em pratica tal equilíbrio!rs
Então sejamos racionais amando mtoooo!!!
Parabéns Gú.

Unknown disse...

Como não concordei com seu post (por eu ser uma pessoa comum demais) resolvi dar uma moral no seu blog e comentar o post da Shari!
Razão e amor não combinam em absolutamente nada, pelo contrário, o único momento que podemos falar de razão relacionada ao amor é apenas quando o amor acaba. Colocamos a cabeça no lugar, pensamos em tudo que está errado e começamos a usar a razão em busca da nossa felicidade.
Tenho a sorte de não ter tido muitos fracassos amorosos e posso até dizer que isso pode ter sido resultado de ter simplesmente amado, sem pensar nas consequencia. O amor não é para ser pensado e sim para ser amado.
Hoje prefiro não ficar procurando pelo amor, porque realmente a hora que ele acaba e a gente coloca a razão para funcionar vem a parte mais chata do amor....o sofrimento! Mais não vou conseguir fugir disso para sempre, até porque o amor é o melhor combustível da vida.
Mais não pensem que não estou amando....tô amando sim e muito. Amo incondicionalmente uma pessoa muito especial: EU MESMO!
Cuido de mim e sou muito feliz. E a hora que tiver que ser não vai adiantar eu correr, o amor vai chegar e eu vou ter que me render novamente!!!!
E só para finalizar vou repetir o que a Shari disse:
"Vamos amar! Sem pudores, sem mas, sem achar que estamos perdendo tempo, sem pensar demais. Quando seu coração bater um pouquinho mais forte pelo outro, deixa a razão um pouco de lado e se entrega, pelo menos uma vez pra tentar, pra ver no que vai dar... e se não der certo, voltamos à razão, às vezes ela ajuda a diminuir o sofrimento, senão procura outro amor que cura!"