terça-feira, 27 de abril de 2010

Ética

direito-etica-moral-393x240

Agora com saúde posso voltar aos meus devaneios. Vou tratar de um assunto que gostaria de obter os comentários, até porque vou expor alguns pensamentos, mas sem conclusões.

Ética, do grego ethos, que significa modo de ser, caráter.

Meus amigos do direito já conhecem um pouco as minhas insatisfações em relação a ética na parte que lhes cabe. A pergunta que sempre faço é: Você defenderia alguém que você sabe que é culpado? Você defenderia um assassino, estuprador, um político corrupto sabendo que o mesmo poderia ficar solto por mérito seu?

Normalmente a resposta que escuto é que é uma questão de profissionalismo. Espera aí, não estamos falando de medicina. Falar de vida é uma coisa, de deixar alguém que causa mal a sociedade, solto, é outra. Polêmica...

Bartoon_Direito_e_tica (1)

Continuemos. O que acha de trabalhar em uma empresa de cigarros? Você é responsável pelas mortes relacionadas ao tabagismo? Pode-se falar em livre arbítrio, isto é, o cidadão fuma se quiser. Ok, resposta aceitável, mas e se você trabalha na área de publicidade da indústria de cigarro. Produzir propagandas que influenciem no consumo te tornaria responsável? E apenas vender?

cigarros-medicos propaganda_natal7

cigarro2Camila GonçalvezGuilhermeSouzaTauilioMachadoViniciusKoch

O que acha da igreja universal? Então quem da audiência a TV Record contribui com enganação aos fiéis? Colabora com a lavagem de dinheiro do Bispo Macedo?

ana-paula-padrao

Poderia escrever mais centenas de questionamentos aqui como sonegação de impostos, compras em camelôs, músicas baixadas na internet e etc. E aí? Quão ético é você?

"Praticar injustiças é pior que sofrê-las". Platão

2 comentários:

RachelABandeira disse...

Muito boa a sua postagem. Também tenho dúvidas!!!

Unknown disse...

Muito interessante o tema, ainda mais que estamos vivendo um tempo onde a ética perdeu um pouco a 'força'...é triste ver como o mundo está se acostumando ao errado, ao que é vulgar, desonesto, etc...Quanto a indagação sobre um advogado defender um culpado, realmente, é complicada, acredito que não seja certo defendê-lo alegando inocência, pois estaria sendo conivente com a mentira, e para mim mentira não tem nada de ético (mesmo já vendo linhas filosóficas que acreditam que há uma ética em certas mentiras)...e tenho dito.